O outro lado da lua

quarta-feira, setembro 07, 2005

Realidade ou Fantasia

Há uma barreira facilmente transponível entre estes dois mundos tão distintos… nem sempre é fácil combatê-la: basta ver o caso dos esquizofrénicos em que vivem num mundo totalmente seu, completamente à parte daquilo a que nós designamos por realidade; também aqueles que sofrem do distúrbio de múltipla personalidade têm alguma dificuldade em se adaptar ao mundo real… muitas vezes difícil de aceitar com as suas vicissitudes… muitas vezes eu pergunto-me o que nos separará destas pessoas e sinto-me perdida… porque qualquer um de nós tem uma probabilidade de vir a sofrer de um qualquer distúrbio que nos desvia de tudo e de todos… e nesses momentos sinto-me realmente com medo de perder tudo aquilo que vamos construindo ao longo do tempo na nossa mente... porque afinal todos temos fantasias, todos temos sonhos, todos nos movemos segundo metas que idealizamos; e mais, tal como diria o poeta, “o sonho comanda a vida” e, no meu entender, sem sonhos não há felicidade possível, porque caminharíamos como meras máquinas, sem vontade própria, num mundo terrivelmente real onde a tragédia é encarada como normal e onde a vida passa a ter o mero significado de sobrevivência. Pois bem, recuso peremptoriamente abandonar os meus sonhos, porque o importante é ter noção dos seus limites, ter noção que são sonhos… o importante é não deixar que a realidade nos ofusque os sentimentos porque eles são a nossa essência, aquilo que nos torna verdadeiramente humanos… mesmo que nos desiludamos, que choremos, que nem sempre possamos concretizar as nossas expectativas…
Porque não tenho vergonha da minha sensibilidade… recuso-me a desistir de sonhar, até ao momento em que a esperança de encontrar o meu caminho se extinga por entre a maldade do mundo e dos outros.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home